Título: Rio mar Lisboa rio
Autor: Jorge Espinho
Designer: Fernando Leite
Páginas: 250
  Em função do ano oficial de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, o livro Rio mar Lisboa rio reunirá oito fotógrafos de cada país. Dentre eles,destacam-se: Rogério Reis, Rui Calçada Bastos, Marcos Bonisson e André Cepeda, para compor imagens poéticas que venham expressar a relação dos habitantes com a água, que nas duas cidades é muito intensa.

A presença marcante do mar no Rio de Janeiro e do rio Tejo em Lisboa estabelece a parceria artística e cultural entre os dois povos. De modo sensível, Rio mar Lisboa rio trata de uma homenagem às duas cidades e aos dois países, aproximando-os, mesmo que separados por um oceano.





 
Título: Brasil Portugal – Artes Visuais
Autor: Carlos Leal
Designer: Tecnopop
Páginas: 312
  O livro Brasil Portugal– Artes Visuais ambiciona criar pontos de contato entre a arte contemporânea brasileira e a portuguesa, reunindo respeitados artistas de várias gerações, sem se restringir, portanto, àqueles que já ganharam reconhecimento internacional.

Expoentes de ambas nacionalidades,como: José Bechara, Nuno Ramos, Pedro Cabrita Reis, Daniel Blaufuks e Rui Chafes,terão suas obras analisadas em textos encomendados por críticos renomados, estimulando o leitor a traçar ulteriores comparações e aproximações entre as obras e os artistas, vislumbrando, assim, as infinitas potencialidades dessa relação forte, mas pouco explorada.





 
Título: Anos 90
Autor: Ligia Canongia
Designer: Claudia Zarvos
Páginas: 256
  Os anos 90 foram resultado das mudanças artísticas, culturais, políticas e econômicas que marcaram os anos 80 e o início da década. Multidisciplinar e multimídia, a arte desta época foi única. O projeto da Barléu Edições pretende registrar e divulgar as artes plásticas no Brasil durante os anos 90, bem como seu contexto na história das artes no Brasil e no panorama internacional.





 
Título: História Ilustrada da Fotografia Brasileira
Autor: Cezar Tadeu Bartholomeu
Designer: Claudia Zarvos
  História Ilustrada da Fotografia Brasileira é um livro de arte que reunirá pela primeira vez no Brasil as principais imagens que compõe o imaginário brasileiro, fotografias dos nossos principais fotógrafos desde o século dezenove até os dias atuais.

Será organizado a partir de problemas específicos que caracterizam a relação entre obras e cultura; há uma cronologia de cada questão, mas o desenvolvimento de problemas pode sobrepor momentos históricos ao longo do livro, bem como artistas.



Título: Iole de Freitas – Obras Reunidas
Autor: Sonia Salztein
Páginas: 256
Designer: Rara Dias
  Iole de Freitas, escultora contemporânea e artista multimídia, possui uma atuação de destaque no campo da arte brasileira e internacional, reflexo da importância e coerência da investigação da artista sobre a arte contemporânea, pautada pela poética de um movimento plástico com equilíbrio e leveza.

A Barléu Edições propõe a publicação em formato de livro das principais e mais importante obras de Iole de Freitas. Com textos elaborados por Sônia Salzstein, autora e organizadora de diversos livros de arte, entre eles Volpi, Franz Weissmann e Diálogos com Iberê Camargo, o projeto Iole de Freitas – obra reunida contará com qualidade técnica e editorial de primeira linha, fazendo jus à artista e sua obra.





Título: Niura Bellavinha – Obras Reunidas
Autor: Paulo Herkenhoff
Páginas: 256
Designer: Rara Dias
  O estado de Minas Gerais possui uma grande tradição em artes plásticas. Artistas como Almicar de Castro e Lygia Clark ganharam expressão e renome internacionais. Niura Bellavinha, que foi aluna de Almicar de Castro, está hoje entre os artistas da nova geração que trilharam o mesmo caminho e já contam com reconhecimento internacional.

Niura Bellavinha especializou-se em pintura, escultura e litografia na Escola Guignard, na Universidade do Estado de Minas Gerais. Entre 1983 e 1985, estudou com Almicar de Castro. No mesmo período trabalhou nas oficinas de gravura e estudou Antropologia e Estética na Universidade Federal de Minas Gerais.

Em 1985, se transferiu para o exterior onde fez cursos em Madri e Londres, trabalhou em oficinas e ateliês, e frequentou a Parsons School of Design de Nova York. Em 1989, foi orientada por Iberê Camargo em São Paulo e Porto Alegre. A partir do início da década de 1990, realizou diversas mostras individuais e coletivas.

Entre 1994 e 1996, ministrou o curso de Pintura na Escola Guinard em Belo Horizonte. Cursou o mestrado em Escultura e Arte Moderna na Puc-Rio, ministrado por Ronaldo Brito, e participou de seu grupo de estudos sobre artistas brasileiros. Estudou História e Crítica da Arte com Paulo Sérgio Duarte na Escola de Artes Visuais do Parque Laje (RJ). Em 2003 orientou o workshop paralelo ao Work in Progress da individual Sabará-Mangueira, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.





 
Título: Rio Preservado
Autor: Alfredo Britto
Designer: Cláudia Zarvos
Páginas: 176
  A cidade do Rio de Janeiro abriga o mais importante acervo arquitetônico do país, reunindo exemplares de diversos estilos, assim como de pioneirismo artístico e tecnológico. O livro Rio Preservado, do renomado arquiteto Alfredo Britto, nos (re)apresenta, através de ricas imagens, alguns dos mais belos edifícios da cidade construídos no século XX. Nos são revelados fatos, estórias e personagens que marcaram estas construções de inegável valor arquitetônico, cultural e histórico.

Sua condição de capital na Colônia, Império e República (até 1960), atraiu para seu território os principais investimentos e avanços tecnológicos nas diferentes fases da história brasileira. Com a verticalização das edificações provocada pelas descobertas construtivas e tecnológicas no período da pós-Revolução Industrial do século XVIII, o Rio de Janeiro passou a reunir os mais belos exemplares dessa modalidade arquitetônica.

A expansão da taxa de urbanização aliado ao crescente fortalecimento da cidadania, vem provocando no cidadão comum um maior interesse e atração pela história e beleza de sua cidade. A edição de Rio Preservado vai oferecer um instrumento valioso para esse conhecimento.



Título: Santa Teresa
Autor: Alfredo Britto
Designer: Ruth Freihof
Nº de páginas: 256
  Santa Teresa é o bairro mais pitoresco do Rio de Janeiro. E, de todos os bairros da cidade maravilhosa, certamente é o mais impregnado do espírito carioca. A edição busca mostrar ao povo do Rio de Janeiro, aos brasileiros e ao mundo, um bairro carioca não muito renomado, mas tão belo e rico culturalmente quanto toda a cidade, cuja memória e maneira de viver são guardados por seus moradores como segredo de estado.